Secretários regionais assinalam ‘primeira pedra’ do novo hospital

"Foi lançada esta manhã a primeira pedra da construção do Hospital Central e Universitário da Madeira (HCUM), em Santa Rita, informou a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas (SREI).

O momento foi assinalado pelo Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, e pelo Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, que colocaram uma garrafa de Vinho Madeira de 2006, no interior da primeira sapata betonada no edifício do HCUM, um ato simbólico que se realiza nas grandes empreitadas.

A garrafa representa o ano em que o Governo Regional lançou o concurso denominado ‘Projeto para a Construção do Hospital Central da Madeira’.

Finalizada a primeira fase, de escavações e contenções periféricas, já começou a segunda fase da obra, para construção das estruturas e espaços exteriores.

Os trabalhos previstos nesta 2º fase contemplam a execução da estrutura em betão armado do edifício e colocação das alvenarias, bem como trabalhos nos arranjos exteriores nomeadamente os acessos e as infraestruturas enterrados.

A SREI recorda que o Governo Regional da Madeira, em Conselho do Governo, autorizou, em setembro passado, a adjudicação da empreitada designada como «HOSPITAL CENTRAL E UNIVERSITÁRIO DA MADEIRA – 2.ª FASE - ESTRUTURAS E ESPAÇOS EXTERIORES», à proposta apresentada pelo agrupamento concorrente TECNOVIA MADEIRA, SOCIEDADE DE EMPREITADAS, S.A. / AFAVIAS - ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, S.A. / SOCICORREIA – ENGENHARIA, S.A. / RIM – ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, S.A., pelo preço contratual de € 74.698.447,25 + IVA e prazo de execução de 720 dias, prevendo-se a sua conclusão no último trimestre de 2024."

DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA